sobre pastores e (falsas) ovelhas
- Elias De Oliveira Junior

- 8 de out. de 2018
- 2 min de leitura
Acho que atualmente estou vivendo um ponto confuso de meu relacionamento com algumas pessoas. Trata-se daquelas que hoje estão em processo de distanciamento de nossa igreja e, portanto, de meu pastoreio.
Avaliando preliminarmente a situação encontro algumas características:
1- Elas nunca foram pessoas que me deram ouvidos, embora nunca tenham me contrariado
2- Algumas delas nunca aceitaram o pastor que eu era, tentando manter-se relacionando com base no pastor que esperavam que eu fosse: traziam na memória seu pastor anterior
3 - Elas não são pessoas que ligam muito para as Escrituras como palavra final, especialmente em assuntos nos quais isso seja inconveniente. Sempre alegam estar recebendo uma direção especial do próprio Espírito Santo, o que abafa imediatamente a conversa, afinal, não convém contrariar a Deus.
4- São pessoas dispostas a usar qualquer falha para criticar o modo como pastoreio: por exemplo, se eu tiver telefonado, mas não tiver, finalmente, ido a suas casas, para saber como estão, sou logo enquadrado na categoria de mal pastor.
5- Se eu vou direto ao ponto em que estão cometendo um erro, me acusam por não me importar com aspectos mais importantes de suas vidas. Porém, se demonstro preocupação com esses outros assuntos, comportam-se defensivamente, como quem tenta me mostrar que sabe onde estou querendo chegar (inconvenientemente).
6- Elas mantém uma lista com minhas falhas e nunca me informam sobre o que estão esperando de mim. Seu comportamento é sempre o de ir dando corda para eu me enforcar.
7- Não têm críticas morais contra mim; dizem admirar minha piedade e pregação, mas demonstram claramente que não me admiram como seu líder, não comprando minhas ideias, não se envolvendo em meus projetos de desenvolvimento da igreja, e sempre tentando ser a exceção à regra.
8- Suas opiniões sobre mim raramente chegam por meio delas próprias, e, quando chega, é numa situação em que eu tenha tomado a iniciativa de corrigir qualquer erro seu.
Hoje, enquanto voltava para casa, orei pedindo a Deus que me ajudasse a resolver essa situação. Pedi sabedoria. Pedi coragem e amor.





Comentários