INFORMAÇÃO
- 3 de dez. de 2019
- 1 min de leitura
Informação é uma forma de poder. Quem sabe está um passo adiante. Quem ignora está em trevas. E num mundo caído, pessoas bem informadas podem abusar de seu privilégio e dominar sobre os que não detém o conhecimento.
Foi o que aconteceu com Cristóvão Colombo, quando ficou encalhado na ilha da Jamaica com poucas provisões. Ele tinha o almanaque de Regiomontano, o qual previa que um eclipse lunar ocorreria em março de 1504. Colombo usou essa informação para intimidar os nativos para que ajudassem a ele e sua tripulação. Sua ameaça consistiu em que Ele ameaçou desligar a luz da lua e, conforme o eclipse avançou, os nativos concordaram em ajudá-lo.
Talvez se tratasse mesmo de uma questão de sobrevivência e, quando a vida está sob ameaça pela violência de outras pessoas, pode ser necessário recorrer a diversos tipos de subterfúgios... imagine-se por exemplo tendo que blefar com um maníaco que pretende lhe tirar a vida... ou tendo que negociar com uma pessoa que ameaça saltar de um prédio...
Porém, devemos tratar os conhecimentos que obtemos como ferramentas a serviço do nosso próximo e não como artifício de manipulação, de dominação.
De graça recebestes, de graça dai.





Comentários