Igreja, o Israel de Deus
- 28 de jul. de 2025
- 2 min de leitura
Mas, é muito provável que não tenhamos com
Existe um livro só sobre isso. Vou ver se encontro o título, mas, acho que se chama exatamente "O Israel de Deus".
Pessoalmente vejo da seguinte maneira: Deus tem um povo. Ele trabalhou na história formando esse povo. A base histórica desse trabalho é a formação do povo de Israel. Paulo explica que embora essa base seja o Israel, nem todos os nascidos da linhagem de Abraão (pela carne) são de fato Israelitas. Mas, Israel, enquanto instituição, nação, existe para esse propósito. A salvação vem dos judeus. Foi Jesus quem disse isso. Jesus, o Israelita, o judeu.
A Igreja é a inserção de vidas no Israel de Deus. O foco não é a mera pertença a Israel, mas, a pertença ao povo de Deus por meio de Cristo o judeu e, simultaneamente a pertença a Cristo (o Verbo eterno de DEus) por meio da conexão que ele estabeleceu com seu povo.
A Igreja é, por natureza, o Israel de Deus, não em substituição à nação Israel, nem como mero enxerto neste. A Igreja é o Israel de Deus, uma realidade na qual o judeu justifica sua existência, pois, nEla (em Cristo) a missão de Israel se cumpre. Nela o gentio encontra sua salvação. E nela também não há distinção entre circuncisos e incircuncisos. Todos são Israelitas pois, pela fé em Cristo, a circuncisão que era feita na carne se cumpre perfeitamente numa superior, feita no coração. Por isso, o apóstolo Paulo, sem negar o valor da circuncisão da carne pelo judeu, reconhece que esta remete a uma superior que deve acontecer a todo judeu (pois todos precisam se converter a Cristo) e ao gentio. na qual se faz presente a condição de Israelita.
O crente deve se sentir parte do Israel de Deus, mas não desacreditando, invalidando ou desafiando os Israelitas de nascimento.
Enfim, parece que o assunto não pode chegar a um grau máximo de clareza com os elementos de que dispomos.
Mas, penso que não se trata de uma substituição de um pelo outro
Nem de uma existência em paralelo
Mas, sim, de uma unidade dinâmica
semelhante à que acontece conosco que ao mesmo tempo em que somos a nova criatura, continuamos a conviver com o corpo e algo mais do primeiro Adão





Comentários