Meditação: Uma Chave Perdida
- 28 de jul. de 2025
- 2 min de leitura
Você já meditou hoje?
Talvez sim, mas, provavelmente não.
É que o inimigo usou de sua astúcia para tirar das mãos dos discípulos de Cristo uma das mais preciosas ferramentas de transformação que possuiam.
Foram séculos de trabalho, de escritos, realizados por homens e mulheres que mergulharam fundo na vida com Deus, deixando um ensino completo sobre os motivos para meditar, o caminho para fazê-lo com segurança, as armadilhas no caminho, etc.
Tudo isso foi tratado com descaso quando a Igreja voltou toda a sua atenção (ou quase toda) para a discussão sobre se a salvação se dava pela fé ou pelas obras, se as tradições invalidam os elementos corretos de uma fé, etc.
Tudo isso fez com que o legado espiritual da igreja ficasse impedido de chegar até o crente de nosso tempo. E quando chega, é apresentado de um modo um tanto quanto desengonçado.
O que tenho feito ultimamente é uma busca por esse legado. O efeito disso tem sido impressionante em minha vida e, percebo que o efeito sobre mim tem causado um efeito interessante sobre os mais atentos, mais sensíveis e interessados em desenvolvimento da vida no espírito.
Se você quer começar a meditar, tenho três orientações básicas para te dar:
1- Não procure por isso na internet, pois, você entrará numa selva de informações das quais poderá não dar conta.
2- Entenda que meditar é aprofundar-se interiormente no caminho apontado por uma fé. É por isso que existe meditação budista, hinduista, xamanista e Cristã. Assim como existe oração islâmica, hinduista... e Cristã.
Cada um busca em seu mestre, em sua concepção de Deus, em seu sistema de fé e na concepção de realidade que este lhe transmite um caminho para sua formação espiritual.
3- Comece separando um horário do dia ou da noite em que você se isolará por 10 ou 15 minutos, para ficar em silêncio tendo em mente apenas uma atitude de expectativa para com Deus. Você se senta confortavelmente e direciona seu pensamento para Deus e fica atento. Mas, entenda que não se trata de um trabalho e sim de um descanso. É vantajoso ficar de olhos fechados. É importante que você entenda que, por não estar acostumado a esse tipo de silêncio atento, a tendência será de querer levantar-se, pegar seu celular e ir assistir vídeos...kkk. Não caia na armadilha. Não deixe que nada o faça sair dali. Procure manter um forte compromisso.
Meditar é mergulhar na realidade espiritual. Para nós, é mergulhar em Cristo, deliciar-se nele, deleitar-se no Senhor.
Se fizer isso por algum tempo, perceberá que a meditação é a chave que abre a porta da oração, e é, ela própria "oração por excelência".
Se você estiver muito interessado nisso, sugiro que pratique isso por alguns dias e vá compartilhando comigo suas percepções e experiências. Assim posso ir te orientando particularmente, pois, Deus estará trabalhando em sua vida de um modo muito especial e exclusivo.
Jesus disse "Vinde a mim...e achareis descanso para vossas almas".
Comece hoje.





Comentários